Dia 25 de Abril, dia da Revolução dos Cravos, a Assembleia da Freguesia de Ajude, realizou a 1ª Sessão Ordinária de 2010, pelas 11 horas.
Revolução dos Cravos é o nome dado ao golpe de Estado militar que derrubou, sem derramamento de sangue e sem grande resistência das forças leais ao governo, o regime ditatorial herdado de Oliveira Salazar e aos acontecimentos históricos, políticos, e sociais que se lhe seguiram, até aprovação da Constituição Portuguesa, em Abril de 1976.
Denomina-se "Dia da Liberdade" o feriado nacional instituído em Portugal para comemorar a revolução iniciada no dia 25 de Abril de 1974.
Esta, Secção Ordinária, teve a particularidade de ser a primeira, no anfiteatro da Sede da Junta, espaço este, com excelentes condições, permitindo, assim, a presença da população, que compareceu em grande número.
Nesta reunião aprovou-se por unanimidade o relatório de contas referente ao ano de 2009 e ainda a primeira revisão ao orçamento 2010.
Discutiu-se ainda, assuntos do interesse da Freguesia. Neste ponto, a Junta de Freguesia, fez um breve resumo dos trabalhos realizados e, indicou que a prioridade em 2010 é, o alargamento do cemitério e requalificação da Rua da Piconha.
No dia 25 ainda no período de tarde, a junta de freguesia participou no tradicional torneio da malha, organizado pela Câmara Municipal, conseguindo um honroso 3ºlugar com a dupla composta pelo Carlos Albino e Januário.
Quem dera que na minha freguesia as Assembleias fossem abertas ao público..
ResponderEliminarParabens
Equipa fantastica...
ResponderEliminarSó vocês para terem esta inicitiva, convidarem os Ajudenses a assistirem a Assembleia e a poderem intervir..
Realmente vocês são diferentes,,,
Este é o caminho a seguir, abrir as portas à população, discutir de forma aberta os problemas e as soluções. É extraordinario envolver as pesssoas nos projectos, este comportamento mostra ua grande qualidade humana.
ResponderEliminarCpts, Carlos
Sempre actualizado este blog. Vocês são um espetaculo. Ouvi dizer que a assembleia correu muito bem. É bom que as pessoas apareça nas asssebleias, assim ficam a saber como as coisas funcionam. Parabens à presidente da Assembleia.
ResponderEliminarOs anónimos que aqui fazem elogios ao executivo por ter aberto portas para a participação do povo nas AF, não percebem puto de nada
ResponderEliminarEntão as AF não são todas abertas ao público?
Que se saiba foi uma das grandes conquistas de Abri,pena é que muita gente ainda não tenha entendido que só com a participação do povo pode haver democracia
Claro que muitos sabem que as assembleias são públicas. Dúvido é que estas sejam participadas nas freguesias. É importante divulgar, convidar... para que as pessoas apareçam. Este comportamento, desta Junta, é de aplaudir.
ResponderEliminarAbril de sim, Abril de Não
ResponderEliminarEu vi Abril por fora e Abril por dentro
vi o Abril que foi e Abril de agora
eu vi Abril em festa e Abril lamento
Abril como quem ri como quem chora.
Eu vi chorar Abril e Abril partir
vi o Abril de sim e Abril de não
Abril que já não é Abril por vir
e como tudo o mais contradição.
Vi o Abril que ganha e Abril que perde
Abril que foi Abril e o que não foi
eu vi Abril de ser e de não ser.
Abril de Abril vestido (Abril tão verde)
Abril de Abril despido (Abril que dói)
Abril já feito. E ainda por fazer.
OLÁ :)
ResponderEliminar25 DE ABRIL SEMPRE...
UM BEIJO
BONITA INICIATIVA.AS ASSEMBLEIAS SÃO LOCAIS DE DEBATE POR EXCELENCIA. BOA NOITE
ResponderEliminarA V/ assembleia parece que foi quente!!! Mas vosses estiveram muito bem. Demontraram que querem fazer uma distribuição equilibrada por toda a freguesia e de acordo com as necessidades e não vontades. Boa noite.
ResponderEliminarDeviam fazer aqui um resumo da ASSEMBLEIA MUNICIPAL. Isso é que dava para comentar. Pense nisso.
ResponderEliminarTrabalhar para todos é a GRANDE função das Juntas. Soube que estão a pagar as propinas ao míudos do ensino superior, GRANDE MEDIDA, GRANDE JUNTA. E ainda pagam a taxa da colocação dos contadores de água. Muito bem.
ResponderEliminarBoa tarde Ajude. 25 de Abril sempre
ResponderEliminarForam dias foram anos a esperar por um só dia.
Alegrias. Desenganos. Foi o tempo que doía
com seus riscos e seus danos. Foi a noite e foi o dia
na esperança de um só dia.
Olá Ajude, boa tarde:)
ResponderEliminarSão o maximo!!! E lindos:)
Ajude e sem duvida uma freguesia a visitar !Com uma equipa tao empreendedora e com vontade de evoluir havera muita gente com vontade de viver la...
ResponderEliminarFernanda Freitas
beijinhos para todos o Ajudenses
ResponderEliminarEste é o único blog de jeito no Conselho. Um abraço
ResponderEliminarE SE 0 25 DE ABRIL DE 1974 TIVESSE SIDO ESTE ANO?
ResponderEliminar1 - Seria difícil a Salgueiro Maia chegar a Lisboa vindo de Santarém com todos aqueles veículos pesados com o gasóleo ao preço actual. Um exercício difícil de imaginar. Impossível talvez. Provavelmente não chegaria aos portões da Escola de Infantaria. Se os transpusesse o mais provável era te de ligar para o número verde do ACP alguns metros depois.
2 - Isto claro se o saldo do telemóvel permitisse. Porque de outra forma teriam de fazer um primeiro desvio até o multibanco mais próximo para fazer um carregamento, esperar a mensagem de carregamento efectuado com 7,50€ (e não escudos), e aí sim poderia ligar para a assistência na estrada. Se o telemóvel estivesse sob escuta (o mais provável) acabava logo ali a revolução.
3 - Mas imaginando que conseguia andar alguns quilómetros, certamente Maia teria de parar na primeira rotunda que encontrasse forçado pelos sinalizadores luminosos duma brigada de trânsito da GNR (curiosamente uma das forças que se manteve fiel a Marcelo Caetano até ao fim). Aqui começavam os problemas. Centenas de homens a soprar no balão e outros tantos sem coletes reflectores para além de atrasarem os planos a Maia fariam desde logo reduzir substancialmente o número de homens autorizados a ir a Lisboa. Muitos detidos, muitas contra-ordenações e terminava ali a revolução.
4 - Mas supondo que de facto conseguiam passar a rotunda (os agentes tinham sido destacados para um tiroteio num bar de alterne de Alpiarça) e avançavam pela A1 até Lisboa. Depois de uma paragem em Aveiras para café, tabaco e afins higiénicos chegavam às portagens e a coisa ficava feia: gritaria com o portageiro por causa da exorbitância dos valores cobrados, alguns talões desaparecidos. Enfim: estava tudo tramado. Chegava a BT e a revolução acabava às portas de Lisboa.
5 - Mas vamos ser ainda mais ousados e admitir que Maia efectivamente entrava em Lisboa (hipótese meramente académica). Eis que toca o telemóvel (música dos Buraka Som Sistema). Do outro lado Otelo: "Maia vá já para o Terreiro do Paço, mas siga pelo túnel do Marquês para ninguém o ver. Já chega o batalhão que vai tomar a Portela andar perdido em Camarate". E lá vão eles a deslizar até ao rio. Mas algo surpreendente acontece à chegada: uma grande placa a dizer "Obras em curso" e a indicação de obrigatoriedade de seguir pela rua do Arsenal. O terreiro do paço está fechado. Ninguém consegue aceder-lhe com um veiculo maior que uma bicicleta. Maia desespera. Esbaforido grita com tudo e todos: "Querem revoluções mas não nos dão condições para trabalhar"
A passar vai um trabalhador da câmara, de capacete na cabeça, e pergunta a Maia o que quer ele fazer com tanto veículo de Guerra em Pleno Terreiro do Paço? Maia, indignado com a ousadia da pergunta diz-lhe: "Ouça lá homem. Você é cego? Não vê que isto é uma revolução?"Ao que o homem responde: "Olhe meu capitão, não sei de nada disso. Ninguém nos informou de nenhuma revolução. Vai ter de ficar para outro dia. A não ser que vá à Câmara falar com os serviços e ver o que se pode fazer".
E AINDA DIZIA UM AMIGO MEU
E se o Sporting de Braga, tivesse perdido com a Naval?!?
Como é que se pode fazer uma revolução, no meio das comemorações do Glorioso ser campeão?
O vosso blog está muito bom. Tem um objectivo muito particular para todos os que gosta da V/ freguesia. PARABENS. O Concelho precisa de gente com esta vontade. Lanço um desafio, criem um blog Concelhio. Boa Noite!
ResponderEliminar:)
ResponderEliminarEstá muito interessante este espaço. Coloqem musica no blog, é uma sugestão.
ResponderEliminarBeijos
Boa Tarde. Estão com uma dinâmica muito interesante. E obras não se fazem? Cumprimentos
ResponderEliminarAh, não colocam os comentarios todos!!! É só o que interessa...
ResponderEliminarAceitamos sugestões e criticas, mas não publicamos faltas de educação ou palavrões...
ResponderEliminarprioridade em 2010 é, o alargamento do cemitério.... MUITO BEM. É uma grande urgência. Parabens e contiuem assim.
ResponderEliminarUm abrço.
DE FACTO O CEMITÉRIO PARA ALÉM DE PEQUENO ESTÁ EM MUITO MAU ESTADO. É UREGENTE DIGNIFICAR ESTE ESPAÇO QUE É DE TODOS.
ResponderEliminarOBRIGADO.
Fazem bem não publicar tudo o que é enviado. Devem excluir tudo o que contenha insultos, agressões, ofensas e baixarias...
ResponderEliminarFique bem Ajudenses.
Benfica campeão nacional 2009/2010
ResponderEliminarOlá Bloguista de Ajude (Póvoa de Lanhoso).
ResponderEliminarDivulga o seguinte documento na tua ESCOLA, na tua JUNTA DE FREGUESIA e na tua CÂMARA MUNICIPAL.
Viva os Bloguistas. Vivam as Juntas de Freguesia. VIVA A REPÚBLICA. Viva Portugal.
--- As 2 (duas) Juntas de Freguesia MAIS TRANSPARENTES de Portugal.
-------
A 1ª Junta de Freguesia mais transparente de Portugal é a Junta de Freguesia de BENFICA (Lisboa).
E.S.P.E.C.T.A.C.U.L.A.R.: Têm 26 (vinte e seis) CONTACTOS ELECTRÓNICOS.
Ver em http://www.jf-benfica.pt / Contactos (canto superior direito). Com a Barra do lado direito desloque para baixo.
Para quem GOSTA DE LER POUCO, o documento termina aqui.
Para quem GOSTA DE LER ASSIM-ASSIM, o documento continua.
A 2ª Junta de Freguesia mais transparente de Portugal é a de CARNIDE (Lisboa).
Tem 19 (desanove) endereços electrónicos.
Todos os Deputados da Assembleia de Freguesia têm Email, http://www.jf-carnide.pt/as_composicao.php
Ver em www.jf-carnide.pt / Junta de Freguesia/Composição e Assembleia/Composição.
NOTA 1: Repararam que estas Juntas de Freguesia SÃO TODAS DE LISBOA !?!?!?!?!?
NOTA 2: A maior parte das Juntas só tem UM OU DOIS (1 ou 2) endereços electrónicos (emails).
NOTA 3: As Juntas de Freguesia do NORTE e do INTERIOR de Portugal NÃO SÃO TRANSPARENTES devido ao sistema político aí vigente há muitas, muitas décadas: A MONARQUIA RELIGIOSA!
E estes monarcas-religiosos fartam-se de ROUBAR E ALDRABAR O SEU PRÓPRIO POVO e depois dizem-lhes que os culpados pelo seu atraso são os gajos e as gajas de Lisboa!!!! Tá-se mesmo a ver. Tá-se, tá-se.
Para quem GOSTA DE LER ASSIM ASSIM, o documento acaba aqui.
Para quem GOSTA DE LER, o documento continua.
--- CURIOSIDADE:
Quais são as INSTITUIÇÕES PORTUGUESAS mais e menos transparentes?
As Instituições Portuguesas MAIS TRANSPARENTES são:
as Universidades Públicas,
os Institutos Politécnicos Públicos
e a mais transparente de todas: Assembleia da República EMAILS em http://www.parlamento.pt/DeputadoGP/Paginas/Deputados.aspx (E ainda, o PÚBLICO PODE ASSISTIR aos debates. E ainda, o trabalho deles é FILMADO E VISUALIZADO pelas pessoas).
As Instituições Portuguesas MENOS TRASPARENTES (mais corruptas) são:
as Escolas Básicas e Secundárias (Públicas e Privadas) - por isso o Ensino em Portugal não presta –,
as Juntas de Freguesia e a
Presidência da República.
ÚLTIMA HORA (11.11.2009):
Descobri a ESCOLA MAIS TRANSPARENTE DE PORTUGAL.
E.S.P.E.C.T.A.C.U.L.A.R.: Tem 70 ( setenta) emails no seu Site.
É a Escola Externato Infante D. Henrique. Ruílhe. Braga. Ver em http://www.eidh.eu/magazine , Contactos (menu lado esquerdo).
Cidade de Mesquita Machado (ex-Braga) ( mas Lisboeta ) 25.6.2009.
JOSÉ DA SILVA MAURÍCIO para os que não gostam de Anónimos.
ANÓNIMO para os que não gostam de armantes.
E para os restantes, J#o? d/ sI&v? Ma+/+u)io (Assinatura ilegível).
jose.mauricio.102@gmail.com
Blog "Eu Não Desisto", http://eunaodesisto.blogs.sapo.pt (apagaram-me os artigos. E não foi o Salazar).
Boa tarde Ajude. Passei hoje na V/ Freguesia e gostei muito do que vi. Excelente equipa. A V/ fregusia está de parabens por vos ter escolhido.
ResponderEliminarUm abraço
Jorge