terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Natal

O Significado do Natal

O Natal surge como o aniversário do nascimento de Jesus Cristo, Filho de Deus, sendo actualmente uma das festas católicas mais importantes.

Inicialmente, a Igreja Católica não comemorava o Natal. Foi em meados do século IV d.C. que se começou a festejar o nascimento do Menino Jesus, tendo o Papa Júlio I fixado a data no dia 25 de Dezembro, já que se desconhece a verdadeira data do Seu nascimento.

Uma das explicações para a escolha do dia 25 de Dezembro como sendo o dia de Natal prende-se como facto de esta data coincidir com a Saturnália dos romanos e com as festas germânicas e célticas do Solstício de Inverno, sendo todas estas festividades pagãs, a Igreja viu aqui uma oportunidade de cristianizar a data, colocando em segundo plano a sua conotação pagã. Algumas zonas optaram por festejar o acontecimento em 6 de Janeiro, contudo, gradualmente esta data foi sendo associada à chegada dos Reis Magos e não ao nascimento de Jesus Cristo.

O Natal é, assim, dedicado pelos cristãos a Cristo, que é o verdadeiro Sol de Justiça (Mateus 17,2; Apocalipse 1,16), e transformou-se numa das festividades centrais da Igreja, equiparada desde cedo à Páscoa.

Apesar de ser uma festa cristã, o Natal, com o passar do tempo, converteu-se numa festa familiar com tradições pagãs, em parte germânicas e em parte romanas.

Sob influência franciscana, espalhou-se, a partir de 1233, o costume de, em toda a cristandade, se construírem presépios, já que estes reconstituíam a cena do nascimento de Jesus. A árvore de Natal surge no século XVI, sendo enfeitada com luzes símbolo de Cristo, Luz do Mundo. Uma outra tradição de Natal é a troca de presentes, que são dados pelo Pai Natal ou pelo Menino Jesus, dependendo da tradição de cada país.

Apesar de todas estas tradições serem importantes (o Natal já nem pareceria Natal se não as cumpríssemos), a verdade é que não nos podemos esquecer que o verdadeiro significado de Natal prende-se com o nascimento de Cristo, que veio ao Mundo com um único propósito: o de justificar os nossos pecados através da sua própria morte. Nesses tempos, sempre que alguém pecava e desejava obter o perdão divino, oferecia um cordeiro em forma de sacrifício. Então, Deus enviou Jesus Cristo que, como um cordeiro sem pecados, veio ao mundo para limpar os pecados de toda a Humanidade através da Sua morte, para que um dia possamos alcançar a vida eterna, por intermédio Dele, Cristo, Filho de Deus.

Assim, não se esqueçam que o Natal não se resume a bonitas decorações e a presentes, pois a sua essência é o festejo do nascimento Daquele que deu a Sua vida por nós, Jesus Cristo.

Sabia que...

  • A quadra natalícia não se resume a um ou dois dias, mas sim aos 12 dias que se situam entre o Natal e o dia de Reis, já na Época Medieval assim o era;

  • Os postais de Natal surgiram em 1843, o seu criador foi John Callcott Horsley, este criou o primeiro postal de Natal a pedido de um amigo;

  • Os pratos de Natal têm origem Medieval. Cada país tem as suas comidas tradicionais para o Natal, sendo grande parte destas são feitas com frutos secos, já que estes eram uma especialidade de Idade Média.

21 comentários:

  1. PARABÉNS pelo bom gosto na realização do cartaz da festa de Natal!

    Graças ao vosso empenho, tenho a certeza que a festa será repleta de momentos de magia e alegria para as crianças (e para os mais graúdos também)de Ajude!

    Boas Festas para todos!

    ResponderEliminar
  2. com simples iniciativas se consegue grandes efeitos... parabens.. voces são uma grande equipa..

    bjs
    Admiradora

    ResponderEliminar
  3. Já fiz a minha listinha para papi natal, esqueci de pedir cd do nody,espero que não se esqueçm de mim.
    Abraço Filipe

    ResponderEliminar
  4. A pedir um presente, seria que continuassem com este blogue e criassem outro tipo o saudoso castelodelanhoso…

    Bom Natal para todos

    Joana

    ResponderEliminar
  5. Continuem com essa iniciativas,são muito importantes para todas as freguesias, mas de um modo muito especial para as de menor dimensão.

    Estou certa do voso sucesso.

    Carla - Póvoa de Lanhoso

    ResponderEliminar
  6. Cai neve em Ajude!!!!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. É importante que se criem dinâmicas nas freguesias, e que essas sejam tradicionais e transversais. Recuperem a vossa identidade, a vossa matriz de identificação. Porque a globalização esta a fazer com que percamos o que de melhor temos, a nossa identificação.
    Este será o meu pedido de Natal.
    Até breve…
    Maria

    ResponderEliminar
  8. Olá malta de Ajude, soube recentemente deste espaço. Parabens pela ideia.

    Cumprimentos

    Zé da Vila

    ResponderEliminar
  9. Olá pessoal, parabens pelas iniciativas.

    ResponderEliminar
  10. Fiquei agora a conhecer o vosso blog, está espetacular.

    Parabens.

    Tiago

    ResponderEliminar
  11. Parabéns ao criador do blogue. É necessário um espaço destes de participação e divulgação. Assim dará vontade, chegar a casa e ver o que ha de novo, e de uma forma especial os vossos emigrantes podem partilhar esse mesmo espaço, podem sentir diariamnete a sua freguesia.

    Parabens e muito sucesso.

    ResponderEliminar
  12. Acabei de ter conhecimento do blog através do jornal Maria da Fonte, criação deste é notável.
    Aproveito para dar os parabéns ao José Manuel pela excelente entrevista. Notável as medidas de apoio nas bolsas (do aluno e requisição de contador de água) e apoio ao cuidador.

    Cumprimentos
    Ricardo

    ResponderEliminar
  13. Gostei muito de ler a entrevista. Ajude esta bem entregue.

    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Olá José,

    Parabéns pela tua eleição. A tua freguesia terá muito a ganhar contigo.

    A ESTCB, bem como esta Cidade, têm saudades tuas.

    Obrigado por tudo e vê se apareces.

    Bjs Albicastrenses

    ResponderEliminar
  15. Gostei muito de ler a entrevista, ainda bem que ha alguem a pensar em infra estruturas que sirvam um conjunto de freguesias.

    Parabens pelas vossas iniciativas de apoio.

    Até um dia

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Felicito este belo jovem pela entrevista, demonstra muita maturidade e sensibilidade.

    Um Bom Natal e um Feliz 2010


    Atentamente

    ResponderEliminar
  17. Grande festinha de Natal.

    Estão de Parabens

    ResponderEliminar
  18. Olà Ajude!

    Que alegria este "blog", ainda mais para nos emigrantes. Desde jà queria cumprimentar todos os meus amigos e familiares e queria desejar os parabens ao nosso présidente José Manuel e toda a sua équipa (Nuno, vasco,...etc com um especial abraço para a Céleste). Força !!!
    Boas festas a todos sem esquecer as pessoas que fazem parte da oposiçao porque afinal somos todos de AJUDE e mais vale neste momento estar unidos(mesmo com idéias diferentes) para que a nossa freguesia cresce.
    "As contas é no fim que se fazem."

    Muitas felicidades para 2010 !!!

    Carlos - (França)

    ResponderEliminar
  19. Soube deste espaço atraves do jornal, que recebo aqui em França. Sou de Verim, e dou os parabens a todos.

    Até Agosto

    ResponderEliminar
  20. "Porque eu sou do tamanho do que vejo.
    E não do tamanho da minha altura."

    Esta frase de Fernando Pessoa assenta que nem uma luva na vossa "pequena/grande" terra.

    É a primeira vez que venho ao "novo" blog. Parabéns. Nunca o deixem morrer, porque além de servir de elo de ligação entre os vários filhos da vossa terra espalhados pelo mundo, aqui fica também o registo de acontecimentos para mais tarde recordar.

    ResponderEliminar